O H2A Hub Agroambiental atua fomentando a agricultura regenerativa em mercado com negócios projetados em pelos menos R$500 milhões
por Juliana Tinoco
No Brasil, os processos judiciais envolvendo proprietários de terra com obrigações legais de restaurar áreas de florestas nativas degradadas podem levar mais de dez anos em trâmites.
Altos custos e falta de conhecimento técnico sobre a restauração estão entre os motivos para proprietários de terra optarem pelo processo de judicialização como forma de postergar a implementação efetiva dessas obrigações legais. A empresa H2A Hub Agroambiental chega ao mercado para acelerar a resolução desses casos por meio de soluções inovadoras, interessantes não só para os envolvidos diretamente, mas também para a sociedade como um todo, ao promover a chamada agricultura regenerativa.
A iniciativa, lançada em 2021 pelo Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora) com apoio do programa do governo britânico Partnerships For Forests (P4F), identifica os proprietários com pendências judiciais e atua junto a eles demonstrando vantagens de sair da judicialização. “Identificamos soluções técnicas, jurídicas e econômicas e oferecemos aos interessados um cardápio de ações que podem ser realizadas em prazos reduzidos se comparados aos trâmites judiciais convencionais”, afirma André Lima, um dos coordenadores do projeto.
Os técnicos do hub desenvolvem arranjos com propostas de tecnologias de restauração adequadas à cada fazenda e também faz a ponte entre os proprietários e potenciais investidores que podem bancar parte da restauração. Além disso, oferece apoio técnico para montar um projeto completo para ser entregue ao Ministério Público, respeitando todos os critérios legais.
A H2A é a primeira iniciativa no Brasil a reunir em uma mesma plataforma online, com apoio de especialistas e facilitadores, os atores da produção agropecuária e da restauração florestal para trazer soluções técnicas, jurídicas e econômicas, com prazos reduzidos, aos projetos e necessidades de regularização e adequação ambiental do setor. Assim, também promove a restauração florestal, um mercado que pode movimentar pelo menos R$ 500 milhões nos próximos nove anos
JusAmbiente
Parceira do projeto, e também com o apoio do P4F, uma nova plataforma, a JusAmbiente, já está ajudando a H2A a identificar potenciais clientes. Parte da Jusbrasil, o recém-lançado site irá concentrar, em tempo real, tudo o que acontece de relevante no campo do Direito Ambiental no judiciário brasileiro, em âmbito federal e estadual, em relação à temática da restauração ecológica. Assim, pode ser usada pelo hub para coletar dados que levem à propriedades com problemas judiciais e que podem se beneficiar dos serviços oferecidos pela H2A. Um alimenta o outro.
Imagem: depositphotos