Organizações do terceiro setor podem se inscrever pela plataforma Prosas até o dia 12 de maio
Maior premiação do terceiro setor brasileiro, o Prêmio Melhores ONGs, promovido pelos institutos O Mundo Que Queremos e Doar, está com inscrições abertas para a sua sétima edição. Até o dia 12 de maio, ONGs brasileiras podem se inscrever para a primeira fase da edição 2023. Este ano, o processo será feito em parceria com o Prosas, uma plataforma de seleção e monitoramento de projetos sociais.
Neste ano, a Prosas se une ao Prêmio com sua plataforma que oferece aos empreendedores sociais acesso a editais de diferentes áreas de atuação em todo o Brasil, além de permitir a divulgação de seus projetos. Com mais de 170 mil empreendedores cadastrados e mais de 6 milhões de visitas no último ano, a Prosas traz melhorias significativas para o processo de inscrição do Prêmio Melhores ONGs, segundo Marcelo Estraviz, um dos fundadores do prêmio. Ele destaca que a tecnologia desenvolvida pela Prosas é um avanço no setor do impacto social e, no caso da premiação, beneficia tanto a experiência das organizações quanto a equipe técnica que avalia cuidadosamente cada inscrição.
As informações são coletadas em duas fases. A primeira foca em questões objetivas e dados verificáveis. A segunda dá prioridade a questões mais complexas, respostas por extenso e documentos que demonstrem a sistematização de boas práticas de gestão e transparência. As informações enviadas são analisadas por uma banca de professores, pesquisadores, jornalistas e lideranças sociais que, após rigorosa avaliação, anunciam as 100 que mais se destacaram.
Um bom motivo para participar é que a premiação contribui para o constante aprimoramento das organizações que se inscrevem, mesmo as que não entram na lista das 100. Isso porque todas recebem uma devolutiva detalhada na qual é possível analisar a performance em relação às organizações tidas como referência, destacando os pontos que cada uma pode aprimorar.
Além da lista das 100, o Prêmio reconhece também os destaques por causa, por estado, as 10 mais entre as de pequeno porte e a melhor ONG do Brasil. Em 2022, a Associação Refúgio 343, organização humanitária dedicada à reinserção socioeconômica de refugiados e migrantes, foi reconhecida como a melhor ONG do Brasil. O Centro Cidadania, que promove o desenvolvimento socioambiental dos povos do semiárido do Nordeste com ações de educação e implantação de tecnologias sociais, levou o prêmio de Melhor ONG de Pequeno Porte.
O Prêmio
Desde 2017, o Prêmio Melhores ONGs seleciona, de forma técnica e objetiva, organizações que se destacam pela qualidade de sua gestão e transparência, servindo como referência para doadores e voluntários, auxiliando a tomada de decisão sobre em qual entidade destinar o seu apoio financeiro e suas horas de voluntariado.
Coalizão Verde é a união dos portais de notícias Neo Mondo, O Mundo Que Queremos e 1 Papo Reto, com o objetivo de maximizar os esforços na cobertura de temas ligados à preservação ambiental