Podcast mostra que bioeconomia na Amazônia também é inovação

Estratégias sustentáveis ​​e inclusivas para desenvolver uma nova economia são tema de conversa de terceiro episódio de Isso Também é Floresta, já disponível no Spotify

O termo bioeconomia não é novo, mas vem ganhando espaço nos últimos anos. Sua viabilidade, porém, depende de uma visão compartilhada de quais são as verdadeiras oportunidades para todos os envolvidos e como fomentá-las.

O Programa Prioritário para Bioeconomia (PPBio), idealizado pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e coordenado pelo Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (Idesam), com o apoio do Partnerships for Forests (P4F), vem apoiando a inovação no contexto das cadeias de valor da floresta na Amazônia brasileira, bioma com a maior diversidade do planeta. Estima-se em cerca de 2,5 milhões de espécies de insetos, dezenas de milhares de plantas e milhares de aves, peixes, anfíbios, répteis e mamíferos. O exemplo do PPBio é o ponto de partida do terceiro episódio do podcast Isso Também é Floresta, que acaba de ser lançado.

A partir da experiência do PPBio, os entrevistados debatem os significados do conceito bioeconomia e como pensá-la de forma inclusiva, justa e sustentável, assim como qual o papel da tecnologia, inovação, do empreendedorismo e das políticas públicas para essa agenda. “A missão do coordenador do programa prioritário é fazer a ponte entre os recursos de pesquisa, envolvimento das empresas com as inovações disponíveis na academia ou no empreendedorismo da boa economia da Amazônia”, explica Carlos Riva, diretor de inovação em bioeconomia do Idesam. Ele destaca que Suframa contempla cinco estados (Acre, Amazonas, Roraima, Rondônia e Amapá) e que as pesquisas precisam olhar para toda essa complexidade.

“A preocupação central deve ser como garantir renda para as populações amazônicas”, explica Sérgio Leitão, diretor executivo do Instituto Escolhas, e um dos entrevistados no episódio. “Existe espaço para aperfeiçoar tecnologias que são muito importantes para as comunidades, tornando essas cadeias mais efetivas”, destaca Rita Mesquita, pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA). No episódio, ela explica como a ciência pode contribuir com isso.

O episódio já está disponível e pode ser ouvido, na íntegra, no Spotify.

Entrevistados
Carlos Riva (Idesam | PPBio)
Rita Mesquita (INPA)
Sérgio Leitão (Instituto Escolhas)

Isso Também é Floresta
O podcast original Isso Também é Floresta promove discussões atuais e urgentes relacionadas ao setor de uso da terra, mostrando que é possível gerar oportunidades econômicas em áreas florestais com desenvolvimento social e sem incentivo ao desmatamento ou à degradação da biodiversidade. Com foco no Brasil e destaque para a Amazônia, cada episódio promove uma conversa entre especialistas e apresenta um caso prático com soluções já testadas – ou que estão sendo implementadas – em áreas de interface rural e florestal.

Os casos práticos apresentados nos episódios de Isso Também é Floresta são de projetos que receberam apoio do programa Partnerships for Forests (P4F). A incubadora e aceleradora de negócios florestais financiada pelo governo do Reino Unido por meio do Departamento de Desenvolvimento, Negócios Estrangeiros e Commonwealth (FCDO) atua em 13 países, desenvolvendo parcerias entre setor privado, setor público e comunidades locais que vivem e trabalham dentro e ao redor de florestas tropicais. Desde 2016, o programa trouxe quase um quarto de bilhão de hectares de terra sob manejo sustentável, gerando mais de £ 263 milhões (R$ 1,51 bilhão) em investimentos do setor privado em florestas.

Compartilhe este post

outras matérias