IPC e DEEP lançam versão 2.0 de ferramenta para cálculo de emissões financiadas

A iniciativa Investidores pelo Clima (IPC) anuncia o lançamento da versão 2.0 da ferramenta para cálculo de emissões financiadas em parceria com a DEEP. Com essa atualização, investidores brasileiros terão acesso a dados de melhor qualidade sobre as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) de empresas listadas. 

A ferramenta é gratuita e facilita a operacionalização da metodologia da Partnership for Carbon Accounting Financials (PCAF), contribuindo com a transição para uma economia de baixo carbono e permitindo que instituições financeiras tenham acesso a uma primeira estimativa do risco climático de suas carteiras de investimentos.  

O Investidores pelo Clima (IPC) é uma iniciativa da NINT com apoio do Instituto Clima e Sociedade (iCS). O movimento teve seu início em outubro de 2019 e hoje é formado por um grupo plural de investidores profissionais brasileiros que somam mais de R$ 2,5 trilhões em ativos sob gestão.

“A ferramenta é um marco importante para que investidores avancem em suas análises e planejamento climático. A parceria com a DEEP é estratégica para o IPC, fortalecendo nossa missão de fomento ao mercado a partir da oferta de dados mais qualificados para a análise de portfólios”, destaca Marina Briant, Gerente de Programas da NINT. 

“Consideramos fundamental o trabalho do IPC no sentido de conscientizar e envolver os investidores nesse esforço global de mensuração do impacto do mercado financeiro no combate às mudanças climáticas”, afirma Arthur Covatti, CEO e co-fundador da DEEP. 

A partir da ferramenta, investidores podem iniciar a avaliação da pegada de carbono de seus portfólios (tCO2eq/R$) — primeiro passo para que sejam traçadas metas de redução e neutralização das emissões financiadas. Nesse sentido, a ferramenta subsidia a tomada de decisão a facilita a descarbonização dos portfólios. A ferramenta pode ser acessada aqui.

SOBRE OS INVESTIDORES PELO CLIMA (IPC)

O IPC – Investidores pelo Clima é uma iniciativa da NINT – Natural Intelligence, com apoio do Instituto Clima e Sociedade (iCS), através de seu Programa Economia Zero Emissões, sendo uma abordagem pioneira, com o principal objetivo de engajar e capacitar investidores profissionais locais para que avancem na agenda da descarbonização de portfólios, enquanto buscam retornos melhor ajustados ao risco. Alguns movimentos internacionais já vêm atuando junto a investidores visando a redução da pegada de carbono de seus portfólios. Tais movimentos entendem que tanto gestores quanto proprietários de ativos têm sua parcela de responsabilidade no processo de aquecimento global, uma vez que são financiadores da economia real. Com base neste desafio, a NINT e o iCS assumiram protagonismo no engajamento de investidores nacionais a fim de que estes busquem contribuir com as metas assumidas no Acordo de Paris.

SOBRE A DEEP 

Fundada em julho de 2020 em um dos maiores polos tecnológicos do país – São José dos Campos/SP -, a DEEP desenvolve plataformas de software com soluções que atendem múltiplos mercados e ajudam na contabilização de métricas ESG e de Sustentabilidade Corporativa de forma totalmente integrada com dados das empresas e da cadeia de produção/fornecedores, em tempo real. As soluções desenvolvidas pela DEEP apoiam instâncias decisórias com a construção de demonstrativos robustos, que revelam os impactos produzidos pelas empresas e suas cadeias de valor. Para medir impactos de empresas e instituições financeiras de forma precisa, são utilizados mais de 52 mil fatores de cálculo, com base em dados científicos nacionais e internacionais e metodologias próprias, desenvolvidas pelo nosso time de especialistas, mestres e doutores.

Foto: depositphotos

 

Coalizão Verde é a união dos portais de notícias Neo Mondo, O Mundo Que Queremos e 1 Papo Reto, com o objetivo de maximizar os esforços na cobertura de temas ligados à preservação ambiental

Compartilhe este post