Como marcas com compromisso socioambiental incorporam uma narrativa positiva em seus produtos?

Desafios para manter esse compromisso ao longo das cadeias de valor são abordados no quarto episódio do podcast Isso Também é Floresta, já disponível no Spotify

Com clientes cada vez mais dispostos a consumir de forma sustentável, marcas que disseminam uma narrativa socioambiental só existem se garantem que o propósito de seus negócios é fiel ao que promovem. Esse compromisso se mostra desafiador na moda. Segmento da economia que envolve desejo e identidade, a área lida com questões complexas para ser efetivamente sustentável nas cadeias de valor em que atua.

“Sustentabilidade é coisa da moda” é o quarto episódio do podcast Isso Também é Floresta, que acaba de ser lançado pelo Partnerships for Forests (P4F). O programa realça a relação inseparável entre marcas e a narrativa socioambiental positiva que disseminam. Também aborda o comprometimento de marcas com práticas sustentáveis e promoção de estratégias de governança inclusivas, principalmente junto a comunidades tradicionais nos territórios.

O episódio realça o trabalho desenvolvido em comunidades extrativistas de borracha, no Acre, pela marca de tênis Veja — que, no Brasil, é conhecida como Vert. “A Veja foi desenhada desde o começo para ter um impacto socioambiental, então a importância é vital. Sem impacto socioambiental, a marca não existiria”, destaca Beto Bina, que gerencia as cadeias produtivas da Veja. O impacto socioambiental é considerado em todas as etapas de produção. “A gente não tem uma área de sustentabilidade, todo mundo é responsável por essa palavrinha”, diz. A marca foi uma das iniciativas apoiadas pelo P4F nos últimos anos.

Yamê Reis é designer de moda e fundadora do Rio Ethical Fashion, o maior fórum de moda sustentável da América Latina, e trabalha como consultora de estratégias de governança socioambiental para marcas da indústria da moda. Ela destaca que a demanda por materiais têxteis naturais e orgânicos existe, mas a oferta ainda é muito pequena. “No algodão, por exemplo, a produção representa menos de 1% da produção em contraposição a mais de 90% do algodão do agronegócio. É uma balança completamente desequilibrada”, afirma, puxando a discussão sobre os principais desafios em salvaguardar esses atributos tendo em conta as especificidades das cadeias de valor.

O engajamento das cadeias de valor da moda é especialmente complexo porque muitas marcas têm diversos tipos de fornecedores, que estão em diversos estágios de maturidade. Além disso, algumas empresas são pequenas e têm poucos recursos para investimentos. “É interessante olhar para três aspectos: assistência técnica, acesso ao crédito para investimentos e acesso a mercado”, destaca Felipe Faria, gerente regional do P4F na América Latina. “Quando eu falo de acesso a mercados, falo também de insumos produzidos de forma sustentável e de marketing para as vendas”, finaliza.

O episódio já está disponível e pode ser ouvido, na íntegra, no Spotify.

Entrevistados
Beto Bina (Veja)
Sebastião dos Santos Pereira (Veja)
Yamê Reis (consultora especializada em moda sustentável)
Felipe Faria (SYSTEMIQ)

Isso Também é Floresta
O podcast original Isso Também é Floresta promove discussões atuais e urgentes relacionadas ao setor de uso da terra, mostrando que é possível gerar oportunidades econômicas em áreas florestais com desenvolvimento social e sem incentivo ao desmatamento ou à degradação da biodiversidade. Com foco no Brasil e destaque para a Amazônia, cada episódio promove uma conversa entre especialistas e apresenta um caso prático com soluções já testadas – ou que estão sendo implementadas – em áreas de interface rural e florestal.

Os casos práticos apresentados nos episódios de Isso Também é Floresta são de projetos que receberam apoio do programa Partnerships for Forests (P4F). A incubadora e aceleradora de negócios florestais financiada pelo governo do Reino Unido por meio do Departamento de Desenvolvimento, Negócios Estrangeiros e Commonwealth (FCDO) atua em 13 países, desenvolvendo parcerias entre setor privado, setor público e comunidades locais que vivem e trabalham dentro e ao redor de florestas tropicais. Desde 2016, o programa trouxe quase um quarto de bilhão de hectares de terra sob manejo sustentável, gerando mais de £ 263 milhões (R$ 1,51 bilhão) em investimentos do setor privado em florestas.

Coalizão Verde é a união dos portais de notícias Neo Mondo, O Mundo Que Queremos e 1 Papo Reto, com o objetivo de maximizar os esforços na cobertura de temas ligados à preservação ambiental.

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