Comunicação para a transformação socioambiental

Iniciativa vai debater retomada verde como saída para tirar Brasil da crise socioeconômica

Um estudo divulgado pelo WRI Brasil e pela iniciativa New Climate Economy, no último mês demonstrou que uma recuperação econômica verde fará o Brasil crescer mais, nos próximos dez anos, do que o modelo de desenvolvimento atual. Isso poderá acrescentar ao PIB do país R$ 2,8 trilhões, além de gerar mais de dois milhões de empregos até 2030. Outro trabalho publicado na revista Nature Climate Change analisa que o investimento global numa recuperação verde no pós-pandemia pode diminuir pela metade o aquecimento global previsto para 2050. Essa retomada verde é assunto da edição online da Conexão pelo Clima ON.

O evento será realizado nos dias 21 e 22 de setembro, das 10h às 13h, e trará para o debate temas relativos à recuperação econômica verde no Brasil pós-pandemia, discutindo os caminhos urgentes da transição para uma economia de baixo carbono. Os dois encontros virtuais são gratuitos e podem ser acompanhados no canal do Youtube, com transmissão ao vivo também pela Revista Exame.

Programação
O primeiro dia (21/09) será dedicado às florestas e ao campo, tratando de desafios relacionados à produção de alimentos, ao uso sustentável da terra e à valorização das florestas vivas. No segundo dia (22/9) o foco são os desafios ligados às cidades, abordando a chamada “agenda marrom”, com debates sobre energia, indústria e planejamento urbano sustentável.

Alguns nomes importantes nacional e internacionalmente já estão confirmados como participantes dos painéis. Entre eles: Daniela Mariuzzo (IDH), Estêvão Ciavatta (Pindorama Filmes), Renata Nogueira (Cargill), Mariano Cenamo (Idesam), Gonzalo Muñoz Abagabir (High Level Climate Action Champion COP 25) e Sergio Graf Montero (Secretário de Medio Ambiente y Desarrollo Territorial de Jalisco/México).

Feira Conexão Pelo Clima
Iniciativa inédita na América Latina, a primeira edição da Feira Conexão Carbono Zero, realizada em 2019, se consolidou como um evento referência de negócios pelo clima, fomentando parcerias e mobilizando recursos para soluções que visem transformar os modelos de negócios num caminho para reverter a mudança climática.

Em 2020, o evento ganhou um novo nome, Conexão Pelo Clima e, devido à pandemia de Covid-19, um formato online saiu do papel. Embora a segunda edição da feira tenha sido adiada para 2021, o diálogo para alavancar a ação climática não pode parar. Por isso, foram convidadas lideranças do setor para uma sequência de seminários online, buscando inspirar e influenciar as agendas de governos e da iniciativa privada para investir e fomentar bons negócios pelo clima, com o objetivo comum de tornar o país menos desigual, mais competitivo e livre de desmatamento ilegal.

A iniciativa Conexão Pelo Clima é uma parceria do Instituto O Mundo Que Queremos, CDP Latin America e Climate Ventures, que se juntaram para oferecer um espaço de conexão rumo à economia de baixo carbono.

SERVIÇO
O que:
Conexão Pelo Clima ON 2020
Quando: 21 e 22 de setembro, das 10h às 13h
Onde: Youtube do Conexão Pelo Clima
Inscrições: https://conexaopeloclima.com.br/

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

outras matérias