SOBRE A COALIZÃO VERDE
Coalizão Verde é a união dos portais de notícias 1 Papo Reto, Neo Mondo e O Mundo que Queremos com o objetivo de maximizar os esforços na cobertura de temas ligados à agenda ESG
Pesquisa recente do instituto Datafolha mostrou que os brasileiros estão muito engajados nas questões sociais. Prova disso é que 68% dos entrevistados disseram ter doado dinheiro para projetos de ONGs, obras assistenciais de igrejas ou para vaquinhas virtuais, em 2022. Essa postura, no entanto, não se resume às ações individuais ou de grupos organizados. No mundo corporativo também é possível encontrar exemplos de iniciativas estruturadas, como as campanhas para destinação de parte do Imposto de Renda devido aos fundos constitucionais de apoio às crianças e aos adolescentes. Outras iniciativas envolvem os funcionários em ações de voluntariado em ONGs e em movimentos de arrecadação de bens (alimentos, roupas e cobertores, por exemplo).
Uma das que seguiram essa trilha foi a Petronect, portal B2B criado em 2002 pela Petrobras para cuidar da gestão de seus pregões de compras de bens e serviços. Apesar de contar com uma estrutura bastante enxuta, cerca de 49 funcionários, as iniciativas sociais sempre fizeram parte do dia a dia da Petronect. No início, de forma pontual a partir da doação de placas de energia solar para o Lar Frei Agostinho, no Rio de Janeiro, e da arrecadação de alimentos para ONGs. “O ponto de inflexão se deu durante a pandemia de COVID-19”, conta Samuel Fernandes, diretor administrativo, de relacionamento e comercial da Petronect. “Foi ali que começamos a pensar em definir uma verba específica para ações sociais, ao longo do ano.”
O projeto Reconect, inicialmente baseado em quatro eixos: campanhas de doação de sangue, distribuição de cobertores, doação de alimentos e educação, acabou extrapolando a fronteira social e se tornou base para a obtenção do selo de gestão ESG. “Desenvolvemos ações importantes em 2021 e aceleramos os projetos no ano seguinte, resultando em cerca de R$ 200 mil de impacto social”, conta. “A partir daí, entendemos que seria necessário validar nossas ações, a partir da análise de uma consultoria independente.”
Como a data de encerramento da Petronect já foi alterada algumas vezes, o executivo conta que os funcionários seguem atuando com o moral elevado e fazendo seu melhor. Prova disso é que em meio ao processo de obtenção do selo, a empresa tem realizado inúmeras ações para solidificar seus compromissos nos três pilares da sigla ESG: ambiental, social e governança. Para isso, foi criado o ESG Team, responsável pela adequação e monitoramento da equipe interna e dos fornecedores com vistas ao cumprimento das metas.
Apesar do final feliz, o início foi difícil. “No primeiro relatório, em outubro de 2022, descobrimos que cumpríamos 59% dos pré-requisitos, montante insuficiente para obtenção do selo”, lembra o diretor da Petronect. “Mas conseguimos virar o jogo e em 90 dias saímos do nível 2 para o 4 (o máximo é 5)”.
Para atingir esse patamar, a empresa adotou uma série de medidas. Para compensar seu impacto ambiental, foram plantadas 300 árvores no Cerrado, um dos ecossistemas mais degradados do país. Até então, a equipe da Petronect se julgava neutra ou superavitária em emissões, uma vez que sua existência evitou que os fornecedores da Petrobras tivessem de se deslocar às unidades da estatal para apresentar propostas por escrito. Outro importante gap, de acordo com o executivo, foi no tocante à gestão dos riscos associados às atividades da empresa.
Todas estas iniciativas impactaram, também, a forma como a Petronect passou a se relacionar com as ONGs. As parcerias, por exemplo, deixaram de ser fechadas a partir da indicação de funcionários e passaram a ser submetidas a um rigoroso funil, que inclui os seguintes pontos: proximidade, relevância do trabalho e impacto causado na sociedade. Foi a partir destes pressupostos que foram incluídas a ONG Casa da Tia Ciata e a Associação São Martinho.
Nesta última, os funcionários da Petronect atuam como voluntários em programas de empregabilidade dos jovens de baixa renda. “Em todas as nossas ações e atividades achamos uma forma de validar os pilares ESG, pois acreditamos que não pode ser apenas uma sigla ou uma declaração no site da empresa, mas sim um compromisso.”
Por – Rosenildo Ferreira, Especial para Coalizão Verde ( 1 Papo Reto, Neo Mondo e O Mundo que Queremos)